Pages

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Roupa de couro, elas nunca saem de moda.

As roupas de couro voltaram com recortes mais modernos em jaquetas, casacos e calças. Além de ser um item básico e proteger bastante do frio, o couro traz muito estilo para qualquer look.
O couro é muito fácil de ser combinado. Vai bem com tecidos leves, estampas delicadas, rendas e jeans. Por ser mais “pesado”, ajuda a equilibrar a mistura com outras peças mais leves e deixa qualquer produção básica super elegante.
Os casacos e calças em couro já são itens conhecidos da moda inverno, mas nesta temporada, as peças que prometem ser sensação são as saias e os shorts de couro.
Os modelos podem variar no comprimento, no cós e no recorte, o importante é adaptar a tendência ao seu gosto pessoal e ao seu corpo.
Para não parecer vulgar e ter uma produção chique com as pernas à mostra, a peça em couro deve ser combinada com blusas mais larguinhas, compridas, sem decote, com tecidos fluídos e com brilho e tachas. Complemente o look investindo na meia-calça, mas fuja das que se confunde com o tom da pele se quiser um visual mais moderno. Abuse das meias coloridas, mais grossas e trabalhadas.
Para o dia a dia, uma dica de como usar couro é misturá-lo ao estilo romântico. Combine uma jaqueta de couro com vestido de estampa liberty ou um look mais básico de camiseta com calça jeans ou legging.
Já para um look balada, o couro pode aparecer em qualquer peça e ser combinado com outros tipos de tecidos e com tons mais escuros. Se não quiser investir no couro em peças grandes, use nos acessórios como bolsas, sapatos e cintos no material. Eles deixam o look muito mais charmoso e estão em alta.




Cuidados com suas roupas de couro


Algumas peças em couro, como os casacos e jaquetas nunca saem de moda e dão um toque especial na composição do visual de quem gosta de estar sempre elegante. E na hora de guardar essas peças, que geralmente ficam esquecidas no armário durante as estações mais quentes, é preciso ter alguns cuidados especiais. Se não forem devidamente guardadas, podem apresentar fungos, manchas e deformidades.
Como o couro é de origem animal, está sujeito ao ataque dos terríveis fungos, principalmente se for guardado em locais úmidos e escuros. Por isso, as peças não devem ser colocadas em sacos ou capas plásticas, este tipo de embalagem cria o habitat perfeito para que os microorganismos se proliferem e estraguem a sua roupa. Prefira usar capas escuras de TNT, para evitar que se suje ou degrade com incidência da luz.
Se a peça for ficar no armário por longo período, o ideal é além de protegê-la com a capa de TNT, expor pelo menos a cada 30 dias em local fresco e com sombra. Vale também deixá-la no sol, mas sem remover a capa. Nunca guarde as peças se elas estiverem úmidas, isso vale tanto para chuva como para o suor. O correto é deixar que sequem e arejem, de preferência de um dia para o outro, para aí sim serem guardadas.
Para pendurar os casacos de couro, use cabides plásticos ou de madeira, que devem ser largos para evitar deformidades na área dos ombros.
Quem tem medo de errar nos cuidados com as roupas de couro e prefere que as peças sejam tratadas por quem entende do assunto, deve procurar as lavanderias especializadas que lavam, higienizam e reavivam a cor original do couro. Se as peças forem bem conservadas, podem ser lavadas no intervalo de um ano. Quando usadas com freqüência, o ideal é lavá-las a cada seis meses ou mesmo quando apresentarem pequenas sujeiras, que se ficarem impregnadas no couro podem acabar se transformando em marcas mais profundas que dificilmente podem ser removidas sem que o material seja danificado.
É normal que apareçam pequenas manchas, cicatrizes ou diferenças de tonalidade após um processo de limpeza. Assim como a pele das pessoas, que reage de forma diferenciada aos vários tipos de produtos, cada pele animal pode apresentar diferentes características ao ser submetida a processos de limpeza. Dependendo do estado da peça, ela pode passar por processos de tingi mento e re-hidratação, que recuperam até 80% da aparência original até das mais comprometidas.